7 TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020

sete tendências para 2020

Não importa qual é o seu setor ou quais produtos e serviços você oferece – as tendências de marketing digital não podem ser ignoradas. Há pouco tempo, as empresas precisavam de pouco mais do que um site e uma página no Facebook, mas agora o cenário digital está evoluindo tão rapidamente que é difícil acompanhar. Veja as tendências do marketing digital em 2020.

Até agora, não existem muitas empresas de sucesso que não tenham presença online. Em 2020, novas tecnologias e ferramentas surgiram, forçando os profissionais de marketing a se adaptarem, a fim de manter suas organizações no topo.

darwinismo digital - tendências do marketing digital em 2020

Afinal, o darwinismo digital é uma realidade implacável. Se você não se adaptar, certamente será deixado para trás. Continue lendo para descobrir as tendências de marketing digital prontas para 2020.

1-Instagram é um sucesso com as crianças

Instagram - tendências do marketing digital em 2020

A ascensão meteórica do Instagram já passou por um bilhão de usuários , uma conquista impressionante. Isso significa que é uma das plataformas de mídia social que mais cresce e, talvez mais importante, grande parte de sua base de usuários é a demográfica mais jovem e cobiçada, especialmente com menos de 30 anos . O Facebook está perdendo grande parte dessa corte, devido à sua reputação como plataforma de mídia social para “idosos”.

2-Os chatbots dominam o atendimento ao cliente

Os chatbots são softwares de inteligência artificial (IA) que atuam como um atendente virtual, comunicando-se com os usuários e ajudando-os a cumprir seus objetivos. Os chatbots interagem com os seres humanos de uma maneira natural, principalmente através do uso de janelas de bate-papo por texto, mas também são possíveis interações verbais. Com o tempo, à medida que o sistema coleta mais informações de dados, a IA aprende mais sobre os clientes, possibilitando oferecer um serviço de melhoria contínua.

chatbots - tendências do marketing digital em 2020
tendências do marketing digital em 2020

Ao longo de 2018 e 2019, os chatbots desempenharam um papel regular no Facebook, às dezenas de milhares, para diferentes tarefas. Tudo, desde o fornecimento de relatórios meteorológicos até a automação de algumas funções básicas de suporte ao cliente, pode ser facilmente manipulado por um software sofisticado. Os robôs permitem que os usuários obtenham interações personalizadas e focadas, sem extrair muito de recursos humanos limitados.

80% das empresas afirmam que começaram a usar chatbots este ano. Quando você considera os benefícios, é fácil entender o porquê:

  • Serviço 24 horas
  • Respostas instantâneas a consultas de clientes
  • Não há necessidade de pausas, férias ou pagamento de horas extras
  • Uma pesquisa feita em de janeiro de 2020 descobriu que 43% dos consumidores preferem enviar mensagens para um chatbot online do que para telefonar para os centros de atendimento ao cliente ao se comunicar com uma marca. Portanto, essa certamente será uma das tendências de marketing digital que mais cresce em 2020.

3-O vídeo não é mais uma opção

Se sua empresa ainda não está usando marketing de vídeo, você deve entrar neste ano. O conteúdo baseado em texto simplesmente não pode competir com o poder do vídeo, especialmente quando se trata de tentar vender produtos e serviços online.

marketing de vídeo - tendências do marketing digital em 2020

Em um mundo louco por dispositivos móveis , as pessoas estão assistindo mais vídeos do que nunca, usando smartphones para assistir e compartilhar vídeos sobre tudo, aprendendo mais sobre marcas e o que eles têm a oferecer. Pense sobre essas estatísticas do ImpactBND :

70% dos consumidores compartilharam o vídeo de uma marca.
52% dos consumidores afirmam que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes e orienta suas decisões de compra on-line.
72% das empresas acreditam que o conteúdo em vídeo melhorou suas taxas de conversão.

Veja dois exemplos de marketing com vídeos virais

 01 -TrueMoveH: “Doação”

A TrueMoveH, uma empresa provedora de serviços de comunicação móvel na Tailândia, fez todo mundo chorar quando lançou este vídeo, em 2013. Até o momento, ele tem mais de 20 milhões de visualizações e continua sendo o vídeo mais popular da marca no YouTube.

tendências do marketing digital em 2020

 02 -Tripp and Tyler & Zoom: “Uma chamada de conferência na vida real”

Este vídeo retrata os maiores aborrecimentos da vida com humor. É exatamente o que fizeram os hosts de podcast Tripp e Tyler para ilustrar como seria uma chamada de conferência se ocorresse na vida real. Este exemplo é um caso interessante de comarketing. Tripp e Tyler fizeram o vídeo em parceria com a Zoom, um provedor de videoconferência, mas a Zoom só é mencionada no fim, bem depois de terminar a história. 

tendências do marketing digital em 2020

O marketing de vídeo é altamente envolvente, especialmente se for vídeo ao vivo. A transmissão ao vivo é um método poderoso de marketing digital quando combinado com o marketing de influenciadores. Seja a nova geração de influenciadores de mídia social ou fontes tradicionais, como celebridades, atletas e músicos, ter uma transmissão ao vivo com um influenciador que está interagindo diretamente com os comentários é um grande atrativo para o público.

Marketing de influência no Twitch

Twitch - tendências do marketing digital em 2020

O Twitch tem mais de 20 milhões de usuários ativos diariamente , a maioria dos quais se sintoniza apenas para assistir a vídeos ao vivo de influenciadores como Ninja. Indiscutivelmente, o influenciador de jogos mais popular do mundo, Ninja, assinou recentemente um acordo exclusivo com o Mixer, que foi uma jogada de força da empresa Microsoft em reconhecimento ao valor esperado do streaming de vídeo ao vivo no próximo ano.

twitcher influencer -tendências do marketing digital em 2020

Uma maneira de utilizar o Twitch para campanhas de marketing de influência é patrocinando um canal. Os influenciadores que estão presentes na plataforma construíram um número de seguidores fiéis.

Outra estratégia interessante é marcar um evento entre o streamer e seus fãs. Onde eles poderão bater um papo para compartilhar dicas sobre o jogo, trocar informações, solucionar dúvidas e até jogar junto. Dessa forma, os influenciadores terão tido a oportunidade de conhecer seus fãs e poderão se divertir junto com eles.

Já a terceira ideia, mais comumente usada, é pagar para ter o logo da marca aparecendo no canal ou no cenário do vídeo. Nessa estratégia, podem ser usadas técnicas de ads ou merchandising.

4-O bom conteúdo ainda é importante (e agora o contexto importa mais!)

Marketing de conteúdo - tendências do marketing digital em 2020

O marketing de conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, embora haja uma ênfase crescente nas nuances do conteúdo. A qualidade sempre importa, mas agora há mais ênfase no contexto e na segmentação. O Google está desenvolvendo uma compreensão mais profunda e sofisticada do conteúdo online e, portanto, os profissionais de marketing precisam pensar cuidadosamente sobre seu mercado-alvo e como podem adaptar o conteúdo com mais precisão em 2020.

Google BERT - tendências do marketing digital em 2020

Muito disso se resume à atualização do BERT, lançada no Google em novembro de 2019. O novo algoritmo ajuda o gigante dos mecanismos de busca a entender melhor a linguagem natural nas consultas de pesquisa do usuário. O conselho do Google é que “em vez de seguir as últimas tendências de SEO, é mais importante garantir que um site tenha velocidades rápidas, links úteis e conteúdo bem escrito”.

Não cometa erros:

O marketing de conteúdo não está indo a lugar algum.

Dito isto, o Google está ficando mais inteligente e dá preferência a conteúdo atual detalhado e preciso, alinhado com a intenção do usuário. As empresas devem ter isso em mente ao criar novos conteúdos em 2020.

5-O email está ficando mais personalizado

e-mail marketing - tendências do marketing digital em 2020

O email continua sendo o principal canal de comunicação, com bilhões ainda o utilizando para fins pessoais, comerciais, industriais, legais, científicos e acadêmicos. Em outras palavras, o email chegou para ficar, e o marketing por email em si continua sendo importante.

No entanto, o e-mail marketing está evoluindo e os emails genéricos de marketing não são tão eficazes quanto antes. Agora é uma combinação de automação e, mais importante, personalização que torna o marketing por e-mail importante para 2020.

Quando você pode acionar o marketing por e-mail para algo específico, como um usuário navegando em um produto específico, e depois acompanhar um preço promocional ou vídeo de demonstração em um e-mail personalizado, isso pode ser muito eficaz. O e-mail geralmente é o gatilho final para motivar uma ação, especialmente quando combinado com suas técnicas de remarketing.

Isso nos leva a uma das tendências de marketing digital mais empolgantes dos últimos tempos …

6-O marketing nos aplicativos de mensagens aumentará de nível

Marketing em mensageiros-tendências do marketing digital em 2020

Os aplicativos de mensagens sociais não servem apenas para manter contato com amigos e familiares. Empresas de todos os setores têm demonstrado interesse significativo em aplicativos como o Facebook Messenger e WhatsApp nos últimos tempos, e não é surpresa quando você considera as oportunidades:

1,3 bilhões mensais usuário s são ativos no Facebook Messenger, o envio de mais de 10 bilhões de mensagens todos os meses.
O WhatsApp tem 1,6 bilhão de usuários ativos , enviando mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias.
Embora os canais tradicionais, como e-mail e mídia social, estejam longe de morrer, não há como negar que as pessoas são mais ativas em aplicativos de mensagens instantâneas. Nos próximos 5-7 anos , espera-se que o marketing de mensageiros seja o canal de marketing número um no mundo. Portanto, é um passo lógico para as marcas começarem a se conectar com as pessoas nessas plataformas. O marketing pelo Facebook Messenger gera de 10 a 80 vezes mais envolvimento do que as postagens orgânicas no Feed de Notícias do Facebook.

Os aplicativos de mensagens permitem que as empresas alcancem um público amplo com textos curtos e personalizados. É provável que 63% dos consumidores online retornem ao site de uma empresa se houver uma opção de bate-papo ao vivo, enfatizando a necessidade de as empresas levarem esse canal a sério.

Em 2020, você pode esperar ver muito mais marketing em aplicativos de mensagens, com muitas empresas, incluindo vídeo e conteúdo interativo para envolver os usuários.

7-O marketing omnichannel é agora vital

OMNICHANNEL -tendências do marketing digital em 2020

O marketing omnichannel é a prática de marketing em várias plataformas, incluindo email, aplicativos, mídias sociais e o blog do seu site. Essa abordagem permite que as empresas se conectem aos clientes em mais pontos de contato digitais, oferecendo efetivamente uma melhor experiência ao usuário.

Ao fornecer uma voz uniforme e consistente e uma mensagem coesa da marca em todos os canais, você pode gerar resultados muito melhores. A ClickZ relata que o marketing omnichannel gera mais de três vezes mais envolvimento do que uma abordagem de canal único. Melhor ainda, a retenção de clientes, o valor médio do pedido e a frequência de compra são mais altos quando você tem vários canais.

IA omnichannel -tendências do marketing digital em 2020

À medida que a tecnologia de IA melhora, as empresas podem aproveitar as informações de dados e o aprendizado de máquina para entender melhor os comportamentos dos clientes e personalizá-los ao mais alto nível. Por fim, o foco no marketing omnichannel é o caminho para uma jornada aprimorada do cliente que mantém as pessoas voltando para obter mais.

Conclusão

Envolva-se ou fique para trás
Então, como você pode ver, as coisas estão mudando rapidamente no mundo do marketing digital. Em 2020, a tecnologia da IA, o vídeo, a pesquisa por voz e o conteúdo interativo estarão entre as tendências mais importantes. Não é hora de uma empresa ficar parada, pois os dados demográficos mais jovens e os consumidores mais experientes em tecnologia de hoje querem que as marcas se conectem a elas de maneiras novas e empolgantes que tornam a jornada do cliente mais fácil e agradável.

É hora de mergulhar. Qual dessas tendências de marketing digital você experimentará primeiro?

Equipe Marketing - tendências do marketing digital em 2020

Se você quer ajuda para divulgar seu negócio e turbinar suas vendas entre em contato com a Neto Agência de Marketing Digital.

compartilhe no Facebook
clique e curta Neto Agencia fanpage no facebook

Mario RosaNeto
Profissional deMarketing
Jornalista MTB36840

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *