Como a IA pode ajudar os profissionais de marketing com futuras pandemias

Inteligência Artificial

Atualmente, muito está sendo dito sobre a Inteligência Artificial (IA) e como ela está ajudando com soluções durante a pandemia, por exemplo, na busca de contatos, na manutenção do distanciamento social ou na busca de uma vacina. A IA também está ajudando algumas empresas a lidar com interrupções comerciais, por exemplo, o Walmart se voltou para os limpadores de robôs. Nos bastidores, o gerenciamento inteligente de entregas ajudou a manter o comércio eletrônico compatível com o aumento da demanda.

Como a IA pode ajudar os profissionais de marketing?

planejamento -IA pode ajudar os profissionais de marketing

Juntamente com muitos setores, o setor de marketing foi bastante prejudicado. O marketing baseado em eventos foi duramente atingido. A internet também não ficou imune: numerosas campanhas, meses em planejamento e preparação, foram canceladas por não serem apropriadas para o confinamento. Enquanto isso, no lado da oferta, os editores estão vendo um salto nos leitores – mas uma queda na receita.

cancelado - IA pode ajudar os profissionais de marketing

No Marketing, a IA não tem nada a oferecer. Ainda.

Por que não? Como a IA é impulsionada pela modelagem do passado – é excelente na análise de dados passados, de preferência a partir de situações repetidas regularmente. Quando não há dados históricos para continuar, ou quando o mundo mudou e os dados antigos não são mais representativos – a IA é perdida e não é confiável.

Você pode executar uma IA com dados ruins – e as pessoas fazem. Mas não espere bons resultados. Em uma crise, os comerciantes do mercado de ações são aconselhados a desligar seus sistemas de IA, e por boas razões.

IA off - IA pode ajudar os profissionais de marketing

Inteligência Humana

Nos últimos anos, houve um progresso fenomenal na IA. No entanto, para a inteligência flexível, não há substituto para a compreensão humana.

Ainda assim, existem lições que podemos aprender e maneiras pelas quais a IA pode ajudar caso nos encontremos em uma situação de crise semelhante no futuro; e, infelizmente, parece muito provável que a situação volte a ocorrer. O Covid-19 não é o primeiro surto mortal de coronavírus – houve SARS em 2003, MERS em 2012. Sem dúvida, existem outros vírus por aí que podem desencadear uma pandemia.

Da próxima vez, teremos alguns dados para nos guiar. Com base em dados comparáveis, análises preditivas e ferramentas de IA podem ser inestimáveis. Vejamos os desafios que a covid-19 e o bloqueio criaram no marketing – e como, com a preparação, a IA pode ser usada na próxima vez.

e-mail -IA pode ajudar os profissionais de marketing

Um dos primeiros efeitos na publicidade foi o cancelamento generalizado de anúncios por muitas empresas – melhor prevenir, do que arriscar perturbar as pessoas no momento. Um monte de marketing por email também foi desativado pelo mesmo motivo. Isso não foi imprudente – existem muitos exemplos de sistemas de email automatizados que enviavam mensagens inapropriadas, exortando acidentalmente as pessoas a violarem as regras de bloqueio.

A IA pode nos ajudar a ser mais seletivo – filtrando anúncios para sinalizar quais são inadequados para um clima de crise e quais podem entrar em conflito com as regras de bloqueio. Por outro lado, também temos dados sobre o tipo de anúncio que atrai ativamente as pessoas durante um bloqueio.

Efeito perverso da pandemia

Um efeito perverso da pandemia tem sido o crescimento de leitores no jornalismo de qualidade – mas a queda na receita. Isso ocorre porque muitos anunciantes colocaram na lista negra “coronavírus” e palavras-chave relacionadas – que praticamente todos os artigos dos últimos meses mencionam.

Queda de receita - IA pode ajudar os profissionais de marketing

Ao usar análises de IA mais avançadas de artigos de notícias, a lista negra de palavras-chave brutas pode ser substituída por uma triagem mais sutil e emocionalmente inteligente. A IA pode nos ajudar a entender se é apropriado colocar seu anúncio de marca ao lado de um artigo que menciona coronavírus ou palavras “ruins” semelhantes. Isso seria bom para editores e anunciantes.

Conclusão

Trabalhando em casa - IA pode ajudar os profissionais de marketing

Olhando por trás dos anúncios, para o setor que os fabrica – muito do que fazemos é digital e pode continuar independentemente do bloqueio. No entanto, trabalhar em casa interrompeu os fluxos de trabalho e a equipe. As ferramentas automatizadas de agendamento e gerenciamento de tarefas podem fornecer fluxos de trabalho mais dinâmicos – permitindo que as empresas lidem com essa interrupção sem problemas.

Equipe de Marketing - IA pode ajudar os profissionais de marketing

Por fim, vamos considerar como a publicidade pode realmente ajudar nessas situações ruins. A publicidade não é apenas para sapatos e sabonetes – é também uma ferramenta essencial para informações públicas. Os governos e os serviços de saúde têm usado a publicidade para distribuir informações sobre o coronavírus. O setor de marketing não é tão crucial quanto a equipe médica e os ventiladores, mas desempenha um papel importante no apoio à assistência médica, sistemas de publicidade mais inteligentes e melhores podem ajudar a espalhar informações quando for mais necessário.

Se você quer ajuda para divulgar seu negócio e turbinar suas vendas entre em contato com a Neto Agência de Marketing Digital.

compartilhe no Facebook
clique e curta Neto Agencia fanpage no facebook

Mario RosaNeto
Profissional deMarketing
Jornalista MTB36840

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *