Guia para conquistar os 100 primeiros clientes

Estratégia de aquisição de clientes para Empresários e Empreendedores iniciantes:

O marketing digital apresenta a oportunidade para uma empresa de qualquer tamanho comercializar, construir uma audiência e aumentar suas vendas.
Para ser franco, você vai afundar se não criar presença digital estruturada para o seu negócio. Mostrarei agora como você poderá tirar proveito publicidade online, qual o meio de marketing digital a ser utilizado para atingir seus objetivos e como começar hoje.

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“O que você precisa para iniciar um negócio? Três coisas simples: conheça seu produto melhor que ninguém, conheça seu cliente e tenha um desejo ardente de ter sucesso. ”- Dave Thomas, fundador da Wendy’s

logomarca fastfood
A The Wendy’s Company é uma holding americana da maior cadeia de fast food, a Wendy’s. Sua sede é em Dublin, Ohio.

Depois de ter um produto que pode ser vendido, a primeira coisa que você precisa fazer é criar uma sólida estratégia de aquisição de clientes. Ter uma estratégia adequada é essencial para alcançar um crescimento sustentável a longo prazo. Sem ter um plano para a aquisição de novos usuários, você sem dúvida terá dificuldades e acabará fracassando.

Com isso dito, por que é importante ter um plano de aquisição de clientes desde o início? Você não pode se concentrar apenas no marketing de sua startup para alcançar um crescimento exponencial?

Infelizmente, como qualquer outra coisa, uma startup precisa de um planejamento adequado para crescer. Isso requer refinamento do público, definição de metas e marketing multicanal.

Abaixo estão as principais e fundamentais Estratégias de aquisição de clientes, que iremos explorar detalhadamente.
Estratégias de aquisição de clientes on-line:
*Marketing pago
*Marketing de email
*Marketing de mídia social
*Marketing de pesquisa orgânica
*Marketing afiliado
*Estratégias offline de aquisição de clientes
*Marketing de Eventos
*QR Codes
*Banners, outdoors e adesivos

mostra imã para atrair clientes

Neste artigo, discutiremos técnicas de aquisição de clientes para atrair mais e retê-los enquanto acontece sua inicialização. Mas antes de chegarmos a essa parte, é importante entender o que constitui uma estratégia de aquisição de clientes!

O que é aquisição de clientes?
Para cada startup, o significado do termo ‘aquisição de clientes’ é diferente. Mas, mais ou menos, está relacionado a três fatores de crescimento.
Obter, manter e crescer.

Obter: quando você adquire novos clientes para o seu negócio. Esta é a primeira parte do processo de aquisição de usuários. Você comercializa seu produto ou serviço através de vários canais e, em seguida, recebe um cliente.

Manter: Quantos desses clientes você pode reter para os seus negócios? Depende do valor que você fornece ao cliente. A taxa de rotatividade de clientes varia de setor para setor, mas, em média, fica entre 5% e 7%. Se você deseja manter seus clientes, precisará fornecer algo novo. Veja um exemplo do Facebook. O Facebook oferece novas maneiras de envolver seus usuários. Muito disso está relacionado ao conteúdo gerado pelo usuário, mas todo o modelo de negócios é desenvolvido de forma a manter os usuários buscando mais.

Crescer: quantos de seus clientes realmente ajudam a expandir seus negócios? Ou para quantos clientes você pode vender ou vender seus produtos de forma cruzada? Alguns deles podem se tornar sua referência ou recomendar alguém para sua empresa, outros não.

Coletivamente, esses fatores são os tijolos de construção do conceito de ‘aquisição de clientes’.
Quando a startup atinge o estágio de crescimento, todo o ciclo de aquisição do cliente é concluído. Agora, para repetir o mesmo processo, a inicialização precisa criar um loop. Isso significa que os clientes/usuários antigos da inicialização podem indicar novos usuários que formarão um ciclo de crescimento.
Agora, como você sabe o que é estratégia de aquisição de clientes, vamos discutir o que você precisa saber para começar.

Canais, metas e público-alvo

Você precisa entender seus canais de segmentação, seu público-alvo desejado e sua meta antes de iniciar o processo de criação de uma estratégia de aquisição de clientes. Leia abaixo para saber o que são e como configurá-los.

público alvo

Defina seu público

Suponha que sua startup ofereça tutoriais de condicionamento físico e academia diariamente por uma taxa de assinatura de $ 10 por mês. Nesse caso, o público da inicialização será:
Pessoas que malham diariamente.
Se refinarmos ainda mais, podem ser pessoas incluindo inscritos em academias, usuários de academias caseiras, entusiastas do fitness e atletas.

Defina seus objetivos

Você precisa definir seu objetivo. Planeje as metas. O planejamento de metas tem de ser muito alinhado com as coisas que você realmente deseja para a sua empresa. Crie um indicador. Execute. Avalie e revise.

canais de marketing

Defina seus canais

Vamos ver quais tipos de canais estão disponíveis para a aquisição do cliente. Os canais de marketing on-line usados com mais frequência incluem:
• Marketing pago
• Marketing afiliado
• Marketing de email
• Marketing de mídia social
• Marketing e SEO nos mecanismos de pesquisa
Vamos ver quais técnicas de aquisição de clientes você pode usar os seguintes canais de marketing.

Estratégias de aquisição de clientes para startups

Agora, a pergunta é: que tipos de estratégia de aquisição de uso você pode usar para intensificar o marketing da startup nos canais online e offline.

Marketing on-line
No marketing online, temos vários canais disponíveis para aquisição de clientes.

O primeiro é o marketing pago. É um canal refinado para atrair clientes, pois oferece marketing direcionado a um público.

O segundo método de aquisição de clientes é o email marketing. Ajuda a segmentar visitantes que já haviam se envolvido com sua loja de comércio eletrônico antes. Você tem os endereços de e-mail deles e pode segmentá-los por e-mails.

A terceira técnica de aquisição de clientes é o marketing orgânico. É totalmente gratuito e duradouro. O marketing orgânico é dividido em marketing social e de pesquisa.

O quarto canal de aquisição de clientes é o marketing de afiliados. Para as startups, a melhor maneira de penetrar em um mercado competitivo é através do marketing de afiliados.

1.Marketing pago

marketing pago

A maioria dos fundadores de startups costuma destacar a importância do marketing pago, pois leva a altas conversões. Aqui estão algumas estratégias de aquisição de clientes que você pode usar para o marketing pago.
• Métricas de engajamento inicial para reduzir o gasto com anúncios
Uma maneira comprovada de obter mais conversões por meio de campanhas de marketing pagas é impulsionar uma postagem já envolvida para seu público-alvo. Primeiro, crie postagens para suas plataformas de mídia social e depois aumente-as com anúncios de ‘engajamento’ para obter mais comentários e curtidas.

Pontos chave
Promova conteúdo de marketing em grupos e comunidades de mídia social.

Gere anúncios de engajamento que podem levar a um engajamento mais alto e depois a vendas

Você pode testar os anúncios para segmentar ainda mais usuários.

Remarketing
O remarketing é outra estratégia de aquisição de clientes que funciona quando você exibe anúncios para o mesmo público que gostou inicialmente do seu conteúdo. Esse conteúdo pode estar nas mídias sociais, no site ou mesmo em e-mails. Os anúncios de remarketing também podem ser exibidos aos visitantes que visitaram seu site e têm uma conta no Facebook.

Para que a estratégia de remarketing funcione, primeiro, crie uma campanha de publicidade de remarketing para sua inicialização. Obtenha leads que você coletou por meio de mídias sociais e funis de leads. Agora, adicione-os a plataformas de marketing pagas para remarketing.

Você pode executar o remarketing em todos os canais pagos, incluindo pesquisa e redes sociais.
Os anúncios de remarketing têm uma taxa de conversão mais alta porque os leads já estão quentes. Eles já visitaram seu site. Ou eles sabem sobre o seu negócio de alguma forma. Ao informá-los com as ofertas em que eles estavam interessados, você pode aumentar as conversões por um custo muito menor.
Dica : segmente o público-alvo de remarketing com base em sua jornada. Por exemplo, aqueles que estavam na página de checkout podem estar interessados em descontos ou ofertas de teste.

2.Email Marketing

email marketing

A maioria dos proprietários de lojas de comércio eletrônico costuma optar por um funil de email marketing para criar campanhas. Essas campanhas são úteis para lembrar as pessoas sobre um produto ou serviço que elas esqueceram. O marketing por email também é uma maneira inteligente de remarketing. Aqui estão algumas estratégias de aquisição de clientes que você pode usar com email marketing.
• Dê valor aos seus assinantes
O email marketing é um método antigo. Mas a razão pela qual a adicionamos à nossa estratégia de aquisição de clientes iniciantes é que ele ainda funciona! As pessoas compram produtos se forem lembradas por e-mails. É por isso que colocar sua mensagem na caixa de entrada é importante. Isso faz com que eles sintam que você deu um passo extra para alcançá-los e isso faz toda a diferença.

Além disso, você pode monitorar o comportamento deles através da análise de email. Você pode acompanhar quando eles abrem seu email, quando clicam em um botão no email e quando chegam ao seu site através do email marketing. Você pode acompanhar quase todas as ações que elas executam e isso ajuda no redirecionamento.
• Aumentar o envolvimento de e-mails não abertos
Quando você tiver os dados disponíveis, poderá segmentar apenas aqueles que não abriram seu email anterior com outra linha de assunto.

3.Marketing de Mídia Social

marketing de mídia social

O marketing de mídia social é uma maneira orgânica de conquistar clientes para o seu site. Algumas estratégias para adquirir clientes usando a mídia social são mencionadas abaixo:
• Colabore com influenciadores
Outra maneira de atrair mais clientes através das mídias sociais é incorporar influenciadores.
Quem são os influenciadores? Quem tem muitos seguidores em uma plataforma de mídia social e está disposto a patrocinar seu conteúdo é um influenciador.
Os influenciadores cobrarão uma pequena taxa para promover seu produto ou serviço ao público deles. Mas o benefício de trazê-los para bordo é que eles podem aumentar facilmente sua credibilidade e ajudar a converter mais visitantes. Você pode ler mais sobre o marketing de influenciadores e como melhorar a conversão por meio dele.

• Capitalizar o conteúdo gerado pelo usuário
A conta do Twitter de uma Empresa tem que ser altamente ativa. Sempre que um usuário publica algo relacionado à você, sua conta oficial tem que ser a primeira a falar sobre isso. Isso não apenas dá aos seus usuários a sensação de serem ouvidos, mas também promove a boa vontade da empresa.
O conteúdo gerado pelo usuário não garante a aquisição de clientes, mas certamente aumentará o alcance da sua marca para pessoas que não sabiam disso antes. Além disso, a pessoa cujo conteúdo você compartilhou compartilhará sua postagem em seu círculo.


• Criar catálogos de produtos diretamente no WhatsApp
WhatsApp lançou um recurso de catálogo de produtos para navegação e compras no aplicativo. As plataformas de mídia social passaram recentemente de ferramentas de comunicação e marketing para um amplo espaço de compras.
Descubra como usar as mídias sociais para gerar leads para seus negócios.

4.Marketing de Pesquisa Orgânica

marketing de pesquisa orgânica

No marketing orgânico, você não paga nada para comercializar seus produtos e serviços. Por exemplo: Quando você publica algo nas mídias sociais e obtém tráfego. Ou, quando você classifica as postagens no mecanismo de pesquisa e obtém tráfego através dele.
Aqui está como você pode obter clientes organicamente.
• Classificação para palavras-chave pagas
A melhor maneira de vencer a concorrência é pesquisar palavras-chave que você deseja segmentar por meio de marketing pago. Agora pesquise oportunidades para classificar essas palavras-chave organicamente. Dessa forma, você reduzirá seus gastos com anúncios e obterá mais conversões. Continue procurando novas palavras-chave de conversão e classifique-as organicamente para aumentar as conversões com um gasto menor.

Outra maneira de adquirir mais clientes é melhorar a experiência do usuário em seu site. Isso significa tornar seu site mais atraente para os visitantes. Comece a acompanhar a jornada do usuário e descubra por que os visitantes estão saindo do seu site.
Você também pode verificar o mesmo rastreando a taxa de rejeição e a duração média da sessão da página. Se você quiser mais dados, integre os mapas de calor no seu site.

• Republicar e redefinir
A maior parte do conteúdo que você publica hoje ficará antiga nos próximos meses. Isso significa que o Google reduzirá sua classificação e você receberá menos tráfego. Para aumentar sua classificação novamente, basta atualizá-lo com fatos mais recentes.
Da mesma forma, você pode aumentar ainda mais seu alcance redirecionando o conteúdo para outros formatos.
Por exemplo, você escreveu uma postagem no blog. Agora transforme esta postagem em um slide e compartilhe-a no Slideshare e em outros sites de compartilhamento de slides. Transforme-o em um infográfico e compartilhe-o no Flickr . Além disso, você pode transformá-lo em imagens usando o Canva e compartilhá-lo no Pinterest e outras plataformas de mídia social de compartilhamento de imagens.

5.Marketing de afiliados

marketing de afiliados

O marketing de afiliados é outra maneira sólida de adquirir novos clientes. A Amazon é uma empresa que expandiu completamente seus negócios através do marketing de afiliados. Muitas outras empresas agora estão usando o marketing de afiliados para obter uma vantagem sólida na aquisição de mais clientes. Aqui está como você pode usar o marketing de afiliados como uma startup para obter mais clientes.
• Crie um programa de referência de influenciadores em pequena escala
Você pode configurar facilmente um programa de afiliados para o seu site usando um software de rastreamento de afiliados. Um dos melhores softwares de rastreamento de afiliados é o Affiliatly. Ele se integra ao WooCommerce. Você pode usá-lo instantaneamente depois de se inscrever no serviço. Depois de configurar o programa de afiliados, convença os blogueiros a promover seus produtos em seus blogs. Talvez você precise oferecer a eles melhores taxas de comissão. Avalie seus custos!

6. Estratégias offline de aquisição de clientes

marketing offline

Uma das melhores maneiras de obter novos clientes para sua startup é através do marketing offline. Embora todas as formas de marketing on-line sejam ótimas, as startups precisam de marketing multicanal para prosperar.
Quando o Facebook foi lançado, ele iniciou uma unidade de ativação. Foi de escola em escola para conseguir que mais pessoas se inscrevessem no site.

Aqui estão algumas táticas de marketing offline que você pode usar para adquirir clientes para sua inicialização.

  1. Marketing de Eventos Locais
    O marketing de eventos locais é uma das melhores maneiras de adquirir mais clientes. Se sua inicialização estiver direcionada a uma comunidade local, é melhor sediar um evento na área. Você também pode motivar os usuários a usar seu produto / serviço através de prêmios e créditos gratuitos. Dar códigos promocionais também é uma boa ideia. Ajuda a rastrear a contagem de aquisição e a jornada do usuário.
  2. Códigos QR
    A maioria das lojas de comércio eletrônico agora usa códigos QR para levar os visitantes diretamente aos seus sites. Se sua startup vender produtos ou serviços, promova seus códigos QR por meio de marketing offline.
  3. Faixas, outdoors e adesivos
    Você também pode ir para a promoção de inicialização por meio de banners e outdoors. Eles são difíceis de rastrear, mas são ótimos para conscientização e construção de credibilidade. A maioria das empresas digitais recorre ao marketing offline para criar credibilidade e confiança entre seus usuários.

Esta é a lista completa das novas estratégias de aquisição de clientes. Você pode usá-lo para acelerar seu crescimento. A melhor maneira de usar essas estratégias é testando todas elas. Veja qual destes funciona para a sua inicialização e continue com ele. Se precisar de ajuda, entre em contato com Neto Agência de Marketing Digital Estratégico.

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Mario RosaNeto
Profissional de Marketing
Jornalista MTB36840

1 comentário em “Guia para conquistar os 100 primeiros clientes”

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