COVID-19 Dicas sobre o que você pode fazer para Proteger seu Negócio

Para pequenos e micro empresários, o COVID-19 é uma situação sem precedentes e apenas aumenta as pressões diárias da administração de um Negócio. Aqui estão valiosas dicas sobre o que você pode fazer para proteger seu negocio do Covid-19 e o pânico midiático, além de agregar valor ao seu marketing durante esse período volátil. Faça o que puder agora para sair à frente quando a vida voltar ao normal.

A estratégia de marketing digital sempre exigiu uma mistura de arte e ciência, e as dificuldades – e pressão – para acertar essa mistura são aumentadas em tempos de incerteza, como durante o surto de coronavírus.

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Não entre em pânico.

Não entre em pânico

A pior coisa que você pode fazer em um momento como esse é o pânico, pois isso leva a decisões emocionais que podem ter um impacto negativo nos seus negócios, como interromper toda a publicidade. Em vez disso, dê um passo atrás, trabalhe com sua equipe e discuta idéias. A comunicação é fundamental para passar por um momento como este. Há coisas que você pode fazer que custam muito pouco ou nenhum dinheiro, mas terão impacto.

Avalie seu marketing atual

Onde você está gastando dinheiro atualmente? Analise onde você pode recuar e onde pode manter o marketing. Para ser estratégico, você precisa identificar onde está o seu público-alvo, o que ele está fazendo e maximizar a exposição enquanto reduz as despesas. Essencialmente, você deseja obter o “melhor retorno pelo seu dinheiro”.

Analise das ações de marketing

A publicidade em rádio ou outdoor pode não ser a melhor opção; você deve olhar para o digital, pois as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) já registrou impactos causados pela crise do novo coronavirus (Covid-19). “Desde quinta-feira, dia 12 de março, algumas lojas virtuais chegaram a registrar um aumento de mais de 180% em transações nas categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde”, afirma Mauricio Salvador, presidente da entidade.

gráfico mostra crescimento das vendas online

Seja criativo, a criatividade sempre vence

Veja isso como uma oportunidade para criar um ótimo conteúdo que seja relevante para a situação atual de todos. Quanto mais engajamento você conseguir agora, melhor será quando sairmos disso.

Se você não consegue ver as pessoas pessoalmente, é possível fazer consultas virtuais, percorrer estimativas, treinamentos online, reuniões etc.

foto mostra analogia à criatividade

As pessoas estão em casa; eles ficarão inquietos e precisarão de algo fora do comum. Como você pode vincular um concurso ou brinde à vida cotidiana atual? ou o que você pode fazer para entretê-los e ainda fornecer valor futuro para os seus negócios.

Se você é considerado um “negócio essencial”, o que você pode fazer para confortar e ajudar aqueles que precisam do seu produto ou serviço? Como você melhorar a conveniência deles?

Google Meu Negócio

Se você estiver fazendo alterações nos seus negócios, comunique essas alterações online o mais rápido possível. Se sua empresa for afetada, o Google recomenda atualizar seu horário comercial e a descrição no seu perfil do Google Meu Negócio.

logo do google meu negocio

Além de informar às pessoas quando elas podem passar pela sua empresa, você também pode atualizar sua descrição para fornecer mais informações sobre as precauções adicionais que você está tomando ou se há alterações nos serviços. Essas alterações atualizarão as informações da sua empresa na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Revise suas contas

É importante acompanhar como as mudanças nos mercados podem afetar sua pesquisa paga e contas sociais pagas, desde a alteração dos volumes de cliques e impressões até a alteração dos custos.

Analise seus dados de desempenho anteriores, tendências atuais de registro e as últimas notícias.
Você precisa mudar do marketing internacional para o marketing mais localizado e regional?
Existem segmentos do seu público-alvo sujeitos a restrições de viagem?
Monitore a situação diariamente e ajuste seu plano tático e seus gastos com marketing de acordo.

Mídias Sociais

Se você não está envolvido com as mídias sociais, entre nas mídias sociais. É aqui que as pessoas estão. É aqui que as pessoas procuram informações. Comece a criar conteúdo, poste com frequência e se envolva com grupos online, como Grupos do Facebook ou Grupos do Linkedin ou Grupos do Whatsapp. As mídias sociais podem ser sua melhor ferramenta, seja para exibir anúncios, impulsionar postagens ou postar organicamente.

homem nas redes sociais

Navegue pelas mídias sociais e se envolva com outras pessoas que estão postando, mantenha a conversa em andamento, para que você fique em mente quando sairmos do outro lado. Comece a conversar.

Use seu banco de dados

figura mostra banco de dados

Seu banco de dados é essencial, seja nas mídias sociais, email marketing ou mensagens de texto. Informe-os sobre o que você está fazendo, como está fazendo sua parte e as atualizações sobre seus negócios. Gaste tempo com aqueles que já estão familiarizados com seus negócios, em vez de buscar novos negócios. Aqueles que fizeram negócios com você estão mais aptos a apoiá-lo do que alguém que nada sabe sobre você.

ONDE VOCÊ PODE MAXIMIZAR A EXPOSIÇÃO

  • Mídias sociais (anúncios, postagens otimizadas, postagens orgânicas, iniciar conversas)
  • Email (email direto ou email marketing para seu banco de dados existente)
  • Publicidade gráfica (veja sites de mídia local, eles receberão muita atenção agora)
  • Seu site (aprimore ou trabalhe em elementos do seu site que envolverão os usuários)
  • Criar conteúdo (se relevante para o tempo, envie para a mídia local. Publique em seu site e canais sociais)

Resumo do Marketing durante a lista de verificação COVID-19:

  • As empresas devem procurar construir confiança sempre que possível
  • As políticas de reembolso devem ser declaradas antecipadamente
  • Comunicação clara
  • Seja digital
  • Mova as vendas on-line
  • Seja social enquanto pratica o distanciamento social (mídias sociais)
  • Mover eventos online
  • Vales-presente com desconto para serem usados ​​on-line ou no futuro

CONCLUSÃO

É importante entender que sairemos dessa situação, só precisamos superar isso. Enquanto isso, precisamos ser inteligentes para ter a capacidade de experimentar coisas novas e, se não estiverem funcionando, fazer ajustes rápidos. Avalie e determine onde seu tempo e dinheiro podem ser melhor investidos. Use o bom senso e invista seu orçamento de marketing com sabedoria.

figura representa momento da decisão do consumidor

A coisa mais importante que você pode fazer neste momento é fornecer valor à vida das pessoas. Não pratique algo que o faça parecer oportunista. Os consumidores verão isso e a reação será rápida.
“A verdade sempre prevalece”

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Mario RosaNeto
Profissional de Marketing
Jornalista MTB36840

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