O WhatsApp lançou um recurso de catálogo de produtos para navegação e compras no aplicativo. As plataformas de mídia social passaram recentemente de ferramentas de comunicação e marketing para um amplo espaço de compras. Segue este tutorial com vídeo e dicas para criar catalogo de produtos em whatsapp e facilitar suas vendas.
Essa mudança mais recente permite que os pequenos empresários promovam seus produtos com mais facilidade e profissionalismo. Em vez de liberar imagens uma de cada vez ou ter que enviar várias mensagens para comunicar os principais detalhes do produto, as empresas podem criar catalogo de produtos em whatsapp e enviar aos clientes uma mensagem informativa completa com uma imagem, nome do produto, descrição e preço.
Uso crescente das mídias sociais para compras on-line
A mídia social tem sido uma ferramenta crucial de marketing para marcas grandes e pequenas. Nos últimos meses, foram lançados recursos de comércio eletrônico, como pagamento direto no Instagram, chatbots com mais nuances e publicidade direcionada através do público personalizado do Facebook.
Mas o WhatsApp tinha funcionalidade limitada de comércio eletrônico: o aplicativo só permitia que bots, profissionais de marketing e proprietários de pequenas empresas comunicassem informações sobre produtos, uma por vez. Com cada vez mais o comércio eletrônico se transformando em comércio eletrônico – ou seja, comércio de conversação que ocorre em aplicativos de mensagens instantâneas – e mais compradores pesquisando produtos em plataformas de mídia social. A mídia social é uma das plataformas que mais crescem em vendas .
Antes, as empresas que procuravam compradores on-line tinham que transmitir informações de maneira fragmentada. Eles poderiam apenas enviar aos compradores solicitantes um preço, recomendações de produtos e outros detalhes . Alguns mais experientes em negócios podem vincular o texto para ajudar os compradores a acessar o site principal ou a plataforma de comércio.
No entanto, como as empresas on-line sabem há algum tempo, todos os cliques inconvenientes e estranhos podem afastar os compradores.
Com os novos catálogos de produtos do WhatsApp, os compradores passivos podem navegar por páginas de aparência profissional com imagens e detalhes organizados do produto – e as barreiras às compras foram removidas.
Os empresários também podem transmitir pacotes completos de informações como uma única mensagem para responder às perguntas dos clientes. Isso não significa apenas que as empresas podem substituir sequências longas de perguntas e respostas por uma única interação, pois ao criar catalogo de produtos em whatsapp, podem enviar um snippet de catálogo atraente para responder a qualquer uma ou todas as perguntas.
Depois que os proprietários da empresa configuram o catálogo, os compradores podem procurá-lo para encontrar novos lançamentos, variações de produtos e itens sazonais.
Durante uma conversa com os clientes, os proprietários da empresa também podem navegar facilmente pelo catálogo em nome do cliente. No meio do bate-papo, os usuários corporativos podem simplesmente tocar no menu para inserir mídia, tocar na opção ‘Catálogo’ e selecionar o produto que estão discutindo ou o produto que recomendam. Depois que o produto é referenciado no chat, os compradores podem facilmente tomar decisões de compras no próprio chat.
Este catálogo também aparece abaixo das informações comerciais dos usuários na página inicial do perfil WhatsApp de uma empresa como uma coleção de imagens organizadas de maneira organizada. Quando os compradores abrem o catálogo, eles podem ver imagens, nomes e descrições de produtos e preços rapidamente.
A partir daí, eles podem rolar, comprar ou fazer perguntas sobre produtos específicos sem precisar sair do aplicativo.
Como direcionar mais negócios através dos Catálogos do WhatsApp
Proprietários de empresas podem usar o apoio da mídia social às compras on-line para gerar mais tráfego e vendas. Além das vantagens do comércio direto de ter um catálogo no aplicativo, os proprietários de pequenas empresas também se beneficiam de:
*Capacidade de compartilhamento:
Os clientes e compradores de navegação podem compartilhar catálogos e produtos individuais com mais facilidade. Eles podem referenciar produtos em bate-papos com seus contatos, pedir recomendações ou opiniões a seus seguidores ou até promover seus itens favoritos.
*Histórico de navegação acessível:
Como os snippets do catálogo são altamente gráficos e contidos em uma única mensagem, os compradores podem pesquisar facilmente o histórico do aplicativo para encontrar os produtos pelos quais estavam interessados anteriormente. Isso pode reduzir a frustração e aumentar a probabilidade de compras.
*Solicitação de compra:
Assim como o abandono do carrinho de compras nas mídias sociais, o acesso fácil e a solicitação regular podem recuperar clientes potencialmente perdidos.
Depois que um cliente se envolve com uma empresa e pergunta sobre produtos específicos, essa empresa pode usar essa conexão para entrar em contato com os compradores se a interação for interrompida antes de uma compra ser feita.
Por fim, os recursos de catálogo de produtos do WhatsApp beneficia pequenas e grandes empresas, oferecendo-lhes mais possibilidades de realizar vendas sem gastar recursos ou ter um funil de vendas prolongado. Também beneficia os compradores, dando-lhes mais pesquisa e poder de compra onde gastam seu tempo: nas mídias sociais e nos aplicativos de mensagens.
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