Técnicas sutis do Marketing para fazer seu público comprar sem perceber.

neuroMarketing

A psicologia aplicada está sempre procurando novas maneiras de atrair interesse e obter cliques. À medida que novas pesquisas e idéias vêm da psicologia, da neurociência e das ciências sociais, o marketing aprende novas maneiras de ganhar interesse e cliques. Veja 5 técnicas sutis do NeutoMarketing para fazer seu público comprar sem perceber.

Cinco das formas menos conhecidas de os anunciantes tentarem chamar atenção

1 – Brincando com nossos neurônios-espelho

criança olhando no espelho

Não é imaginário, é real, físico. Nosso cérebro tem um sistema, ao qual chamam de Neurônios-Espelho que nos faz querer ter o que o outro tem ou ser como o outro é. Pois é, somos invejosos por natureza (ou, pra dizer de forma mais gentil, somos “repetidores da realidade alheia”).

E é tudo automático. Esse sistema é ativado, de forma inconsciente, no ato em que você observa a outra pessoa. Bocejar ao ver outra pessoa bocejando é uma ação dos Neurônios-Espelho. O mesmo acontece num filme de suspense ou ação quando você se contorce de dor ao ver o personagem ser atingido. Nem foi com você, mas por alguns instantes seu cérebro gerou impulsos como se tivesse sido.

Então, como a publicidade usa esse conhecimento? Ao colocar as pessoas em determinadas situações em seus anúncios, você pode inconscientemente querer imitar essas pessoas e, portanto, também deseja usar o produto que está vendendo.

2 – Necessidade da satisfação pela curiosidade

imagem pessoa olhando pela fechadura analogia a curiosidade!

Os seres humanos são criaturas curiosas. Estamos constantemente explorando, tentando aprender e descobrir o máximo possível sobre o mundo ao nosso redor. Nossas vidas on-line são uma esteira constante para saciar essa curiosidade.

Você clicou neste artigo para descobrir o que não sabia sobre publicidade. Sites como Inc., Buzzfeed e Upworthy são totalmente voltados para satisfazer essa lacuna de curiosidade, como o psicólogo George Loewenstein a denominou. Quando não sabemos algo, nos sentimos compelidos a descobrir essa informação que está faltando.

Este desejo pode ser visto no cérebro. Quando os participantes de um estudo de 2012 tiveram imagens borradas, partes do cérebro associadas a conflitos e excitação foram ativadas. Somente quando as imagens foram mostradas nitidamente, e sua curiosidade aliviada, o circuito de recompensa do cérebro foi ativado. Os anunciantes também tentam capturar sua atenção apelando à sua curiosidade.

3 – A regra da mão direita

Vivemos em um mundo de destros. E, portanto, o lado “direito” governa. Da próxima vez que estiver no supermercado, faça uma contagem de que lado todos os itens que você deseja estão, direita ou esquerda. Bens mais comuns e itens com preços mais altos estão à direita, menos comuns e produtos de venda à esquerda.

Somos naturalmente atraídos para o lado direito das coisas, e em particular para a mão direita das pessoas. É aqui que esperamos que eles carreguem algo, então sempre queremos saber o que eles têm. A publicidade usa esse conhecimento, colocando os itens que deseja que compremos na mão direita dos modelos:

Nosso amor por tudo o que é da direita vai além da mão. Percebemos o lado direito da página como anúncios mais confiáveis ​​e de confiança, colocados mais altamente.

4 – Aumentando o preço

pessoa vendada experimentando vinhos

Outra estratégia de preços que se opõe à sabedoria convencional é que aumentar o preço de um item pode realmente fazer as pessoas quererem comprá-lo mais.

Novas pesquisas mostraram que gostamos mais de comida quando pagamos mais por ela. Os pesquisadores realizaram um experimento em um restaurante italiano, onde os clientes recebiam um buffet de $ 8 ou um buffet de $ 4. Depois de comerem, foram perguntados se gostaram ou não da refeição. Aqueles que receberam a refeição de $ 8 tinham maior probabilidade de expressar satisfação com a refeição do que aqueles que tinham a refeição mais barata, embora ambas fossem idênticas.

Este não é apenas um sentimento superficial de satisfação. Um estudo semelhante, analisando como o preço do vinho afeta o cérebro, colocaram algumas pessoas em um scanner cerebral enquanto degustavam diferentes vinhos. Os pesquisadores procuravam mudanças na atividade no córtex orbitofrontal medial, uma área do cérebro responsável por experiências agradáveis.

Eles descobriram que o nível de ativação aumentou de acordo com o preço do vinho. Ou melhor, com o preço indicado. De fato, os vinhos não eram todos diferentes, alguns foram usados ​​duas vezes, mas marcados como vinhos diferentes a preços diferentes. No cérebro dos sujeitos, o vinho de $90 era muito mais agradável do que o vinho de $10, mesmo quando na verdade eram da mesma garrafa.

É assim que um produto pode se destacar da multidão, marcando-se como mais exclusivo e cobrando um prêmio por uma experiência melhor. Um cliente sempre perceberá esse produto como melhor, apenas por causa do preço.

5 – A lei dos números redondos

imagem mostra etiqueta de preço alterada de 100 para 99

Todo mundo sabe o truque com 99 centavos. A sabedoria convencional diz que simplesmente tirar 1 centavo de um preço pode aumentar o desejo de um cliente de comprar. Se um item de $ 10 se tornar $ 9,99, os clientes acham que o preço está próximo a $ 9 que $ 10.

Esse truque pode ser usado por anunciantes que têm um entendimento intuitivo de que algumas de nossas decisões são tomadas emocionalmente e algumas são tomadas racionalmente.

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Mario RosaNeto
Profissional de Marketing
Jornalista MTB36840

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