Marketing Digital pós-pandemia – Três dicas fundamentais

A pandemia de coronavírus mudou a maneira como vivemos e conduzimos negócios, o que terá um impacto gigante. As conexões digitais são o que sustentou a maioria das empresas durante esse período. Algumas empresas que dobraram o marketing digital para ajudar a facilitar essas conexões prosperaram. Agora é a hora de os profissionais de marketing começarem a se preparar para o fim da pandemia e para o impacto a longo prazo.
Aqui estão três dicas para ajudar as empresas a se prepararem para o período pós-pandemia.

Imagem do coronavirus, COVID-19

Aproveite o marketing digital para orientar a jornada do consumidor virtual.

Os consumidores estão on-line como nunca antes e isso inclui tomadores de decisão de negócios, médicos, compradores e administradores. Os representantes de vendas são fundamentados e as reuniões presenciais são raras. Compradores de supermercado, médicos e administradores de hospitais estão sobrecarregados.

A maneira que a maioria das empresas conseguiu se sustentar e até ter sucesso nesse ambiente é fornecendo experiências digitais dinâmicas e sob demanda para consumidores com acesso pessoal e por tempo limitado. As experiências digitais não são apenas apresentar informações online – embora todas as informações de marketing devam ser disponibilizadas. As experiências digitais também devem permitir que os consumidores se conectem com os representantes de vendas e façam pedidos remotamente.

consumidor virtual contente

Canais de marketing digital, como marketing de busca ou mídia social paga, devem ser projetados para ajudar os consumidores a navegar virtualmente até o ponto de venda. O marketing digital não deve ser visto como um complemento para as equipes de vendas, mas como um guia virtual para a jornada do consumidor.

Com tantos consumidores se acostumando cada vez mais a trabalhar em casa, essa mudança de comportamento provavelmente continuará a longo prazo. As empresas devem usar esse tempo para otimizar as experiências digitais e aprimorar as campanhas de marketing digital.

Comece a planejar campanhas de marketing para a pós-pandemia.

Com as empresas fechadas e muitas pessoas em casa, a demanda futura por bens e serviços certamente está se formando. No final da pandemia, quando lojas e restaurantes reabrem suas portas e o retorno das redes comerciais, provavelmente haverá um ressurgimento da economia como nunca antes.

As pessoas vão fazer fila não apenas para ir a restaurantes e ao cinema, mas também ao dentista, agendar procedimentos médicos e cortar o cabelo. Eles também querem visitar a família, amigos, clientes e fornecedores. As empresas precisarão se preparar para a liberação da demanda reprimida que vem crescendo.

pessoas na fila pós-pandemia

É essencial ter campanhas de marketing prontas para interceptar os consumidores neste momento crucial. Aqueles que esperam perderão o maior pico da recuperação econômica. O marketing de busca e as mídias sociais pagas são alguns dos canais de marketing mais prontos para serem ativados. No entanto, o planejamento de uma campanha de marketing direcionada, mesmo dentro desses canais, geralmente ainda leva meses. O inventário de mídia on-line precisa ser avaliado. As recomendações de alocação de orçamento precisam ser determinadas. Recursos criativos precisam ser desenvolvidos e campanhas precisam ser configuradas.

Certifique-se de ter um bom SEO para o seu site.

planejamento SEO para site

SEO é um dos canais de marketing mais econômicos. Ele inclui o processo de condicionar um site para que ele seja altamente classificado em pesquisas de palavras-chave relevantes nos resultados orgânicos (não pagos) no Google.

O conteúdo deve ser desenvolvido com as palavras-chave alvo em mente, e os sites devem ser desenvolvidos de maneira a permitir que os mecanismos de pesquisa determinem quais palavras-chave devem ser classificadas no site nos resultados da pesquisa.

auxilio emergencial

Embora o pacote de estímulo (auxílio emergencial) ao coronavírus esteja fornecendo um certo alívio para a economia agora, não sabemos o que o futuro reserva. No pior cenário, em que os orçamentos de marketing são reduzidos e as compras de mídia são reduzidas, é essencial ter um site otimizado para mecanismos de pesquisa. A alta visibilidade nos resultados da pesquisa orgânica pode permanecer por algum tempo. Portanto, para segurança a longo prazo, o SEO é praticamente à prova de falhas.

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Conclusão

É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão. Embora trágica, a pandemia de coronavírus foi uma experiência reveladora. As empresas podem resistir, mesmo quando cidades e estados estão fechados, por meio de experiências digitais alimentadas pelo marketing digital. A dependência do digital nunca foi tão alta e provavelmente continuará. Muitas empresas sofreram perda de receita nas últimas semanas. No entanto, aqueles que planejam ativar campanhas de marketing agora poderão recuperar os ganhos durante o ressurgimento econômico, o que, esperamos, se sustentará. Um investimento em SEO agora adicionaria segurança adicional e observe estas três dicas para ajudar empresas para pós-pandemia.

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Mario RosaNeto
Profissional deMarketing
Jornalista MTB36840

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