Estratégias de Marketing Digital após o COVID-19

distanciamento social

Atualmente, muitas marcas estão passando por uma fase intermediária essencial, fundamental para refletir sobre o futuro: como as estratégias de marketing digital devem ser reorientadas após o COVID-19?

Devido à pandemia da COVID-19, as marcas enfrentaram uma situação sem precedentes e altamente perturbadora . De acordo com uma pesquisa para gerentes de marketing no Reino Unido e nos EUA, realizada pela Econsultancy e MarketingWeek , 63% dos participantes admitem que seus orçamentos de marketing foram congelados ou deixados para revisão. Além disso, mais da metade dos lançamentos de produtos foram adiados .

A resposta inicial à crise do coronavírus

Lidar com o choque causado pelo vírus tem sido principalmente o cancelamento de campanhas promocionais e o foco nos esforços de comunicação para gerenciar a crise. Após essas medidas iniciais de emergência, as estratégias foram direcionadas para acompanhar os usuários durante o confinamento com novas ações projetadas que geralmente seguem três caminhos claros:

  • Estar presente e visível para o usuário , aceitando a situação, fornecendo apoio imediato e acionando ações de solidariedade, seja sozinho ou em colaboração com outras empresas ou organizações públicas.
  • Para informar sobre quaisquer alterações no serviço (por exemplo, o status das lojas físicas ou o tempo de entrega do comércio eletrônico), a fim de resolver qualquer dúvida que o cliente possa ter. Também comunicar as medidas adotadas para melhorar a higiene em todos os processos e a segurança dos funcionários que ainda estão trabalhando.
  • Determinar novos protocolos de atendimento ao cliente e avaliar as próximas ações enquanto sempre escuta os usuários.

Com base em nossa experiência, destacamos as áreas de trabalho que consideramos indispensáveis ​​para organizar o marketing on-line durante o período após o COVID-19:

1.Monitorando resultados em tempo real

homem monitorando estatísticas

Durante tempos incertos como esses, a análise de dados é a ferramenta perfeita para detectar a nova dinâmica de negócios causada por essa situação. Portanto, é importante explorar o que está acontecendo dentro e fora da empresa com a ajuda de novos painéis de controle que são atualizados diariamente.

Eles devem incluir, por um lado, os principais KPIs do comércio eletrônico ou da Web por canal e até ter alertas personalizados para alterações críticas . Por outro lado, é aconselhável estabelecer uma referência precisa para monitorar como os concorrentes estão evoluindo e como a crise está afetando a posição da marca em seu setor. Essas informações ajudarão a criar possíveis novos cenários e a preparar, de maneira proativa, a resposta aos desafios que surgirão no setor digital durante o período após o COVID-19.

2.Análise do comportamento do usuário

Análise do comportamento do usuário

A grande questão que muitas marcas estão se perguntando é como os clientes se comportarão no novo normal. Muitos estão olhando para a China após o fim de seu bloqueio e detectaram sinais precoces de vingança em alguns setores, como produtos de luxo . A verdade é que qualquer ação deve ser planejada com muito cuidado, porque mesmo os países que estão mais avançados no processo ainda estão nos estágios iniciais de recuperação. Portanto, é um momento crucial para reavaliar a base de clientes da marca e pesquisar se novos públicos foram alcançados.

Em muitos casos, a crise do coronavírus está mudando radicalmente a percepção da marca . De acordo com o relatório global Edelman Trust Barometer 2020 , 65% dos usuários acreditam que a resposta à pandemia será um aspecto essencial na hora de escolher os produtos de uma marca ou outra no futuro. Da mesma forma, um em cada três clientes já está punindo as marcas que os decepcionaram com sua resposta, seja por seu silêncio ou por enviarem mensagens inadequadas no contexto atual. As estratégias de marketing digital devem ser reorientadas após o COVID-19

3.Novas mensagens adaptadas à realidade após o COVID-19

mensagens claras e humanas

As marcas se dedicaram a criar conteúdo útil para as personas de seus compradores , adaptando sua mensagem à nova realidade em qualquer um de seus formatos: postagens em blogs, perfis de redes sociais, vídeos etc. Na verdade, uma nova direção foi detectada nos tipos de imagens usadas nas mídias sociais. Um estudo realizado pela Pattern89 analisou a atividade de 1.100 marcas nas mídias sociais e conclui que há 27% menos fotos e vídeos mostrando proximidade física entre as pessoas.

O público está esperando mensagens claras e humanas que tenham valor e mostrem que a marca simpatiza com eles. A criação de conteúdo online deve considerar isso agora e no período após o COVID-19, pois é muito possível que os efeitos dessa catarse possam continuar por algum tempo .

4.Planejamento de negócios: redistribuindo o investimento para publicidade

Planejamento de negócios

As mudanças de hábitos do público revolucionaram os Planos de Mídia Digital previstos para este 2020 . De acordo com o estudo da Coronavirus Research realizado pela GlobalWebIndex , durante o confinamento , as atividades que os usuários passavam mais tempo acompanhavam as notícias, geralmente usando uma Smart TV (67%), assistindo conteúdo audiovisual através de plataformas de streaming (45%) e, é claro, o uso de redes de mídia social (45%).

Atualmente, muitas campanhas publicitárias estão se voltando para o marketing de vídeo, porque estão focadas em aumentar a marca e a fidelidade do usuário. Estamos semeando agora para colher mais tarde. O conteúdo audiovisual como ferramenta de publicidade está passando por um boom sem precedentes, mas não devemos esquecer que é um canal muito versátil que também pode ser acionado. Prova disso são formatos como o TrueView for Action no YouTube, que nos permitem direcionar anúncios para capturar tráfego ou leads.

5.Fortalecer estratégias omnichannel durante a fase de reabertura

omnichannel, tendencia em 2020

As estratégias de marketing digital precisam apoiar a reabertura das lojas físicas que foram fechadas durante o bloqueio . Muitos fatores entram em jogo aqui que devemos levar em consideração: informações atualizadas do Google Meu Negócio , plano de comunicação sobre medidas de higiene e segurança , aprimorando o uso do omnichannel , distribuindo orçamentos de investimento de acordo com sua localização e planejando campanhas.

Cada país, ou mesmo cada região, está organizando o fim do confinamento de maneira diferente. As condições de ritmo e reabertura da loja variam, e é por isso que seria conveniente adotar uma abordagem flexível à comunicação online e realizar ações de marketing segmentadas geograficamente.

Estamos ajudando muitos clientes a reformular suas estratégias de marketing digital e como devem ser reorientadas após o COVID-19. O atual ambiente de incerteza exige que as marcas tenham a capacidade de ajustar sua estratégia online com agilidade, além de se prepararem para o futuro, tornando suas vendas online e físicas mais dinâmicas.

Mario RosaNeto
Profissional de Marketing
Jornalista MTB36840

1 comentário em “Estratégias de Marketing Digital após o COVID-19”

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