Dicas para ser eleito em 2020, Políticos com marketing Digital se elegem!

Dicas para ser eleito em 2020

Muitas coisas em nosso dia-a-dia ganharam nova dimensão com a ajuda das mídias sociais: compras, publicidade, viagens. Por outro lado, alguém estava preparado para o impacto das mídias sociais na política? A verdade é que hoje em dia apenas Políticos com marketing Digital adequado se elegem. Dicas para ser eleito em 2020.

Independentemente da filiação política, a última eleição presidencial e a campanha que se seguiram criaram um dos ciclos políticos mais interessantes de todos os tempos.

Para ajudar a entender tudo isso, este artigo demonstra como qualquer candidato político – seja local, estadual ou nacional – deve tirar o máximo proveito do social digital em sua estratégia de campanha e exibir um marketing digital impactante para o público como um todo. Sempre de olho nas Regras para propaganda eleitoral na Internet em 2020.
Veja também a nossa Campanha de Marketing Político Digital para Vencedores.

O que você precisa saber para começar seu Mkt Político

A verdadeira corrida começa antes do anúncio!

Antes mesmo de anunciar oficialmente que você está concorrendo ao cargo ou antes que apoiadores e opositores tenham a oportunidade de analisar todos os seus passos em uma jornada de campanha – você deve estabelecer sua presença nas mídias sociais.

Todas as mídias sociais

Isso significa começar a desenvolver sua estratégia de mídia social desde o início. Não se trata apenas de “avançar”, mas de estabelecer uma presença que você possa manter durante toda a sua campanha.
Por que isso é tão importante? Como as campanhas políticas são essencialmente plataformas de marca – e, como candidato, você é a “marca”.

No cenário social de hoje, figuras públicas não são diferentes de grandes nomes de marcas. Com que eficácia suas ações ressoam e com que cuidado defendem a imagem que desejam projetar as tornam iguais para o público nesse ambiente.

O funcionamento interno das campanhas políticas deve ser organizado, com cada Tweet, postagem no Instagram ou postagem no blog como parte de uma mensagem unificada e controlada.

Isso não deve ser confundido com ser “falso”. Há um equilíbrio e até uma arte em permanecer transparente e autêntico na maneira como você usa suas plataformas sociais, enquanto ainda se preocupa em incluir pontos de discussão que levem a um objetivo ou conjunto de objetivos específico.

De acordo com um estudo da Sprout Social, 79% dos consumidores dizem que os políticos têm a responsabilidade de serem transparentes quando publicam nas mídias sociais.

Desenvolva uma estratégia cuidadosa para o sucesso

dica para ser eleito e homem feliz por alcançar o sucesso

Então, você estabeleceu que as campanhas são realmente como sua própria plataforma de marca. Agora você precisa garantir que toda a equipe da campanha adote a estratégia que está definindo.

Desenvolva e implemente um plano completo que descreva objetivos, estratégia social e táticas antes do lançamento. Ter uma estratégia firme em prática ajudará a mitigar os erros e a capacitar os membros da equipe da campanha a tomar decisões.

É também por isso que é tão importante criar uma equipe que pense digitalmente ou treiná-los.
Para pensar digitalmente e aumentar o quociente digital, as equipes de campanha política devem ser ágeis e adaptáveis.
Eles devem entender os riscos inerentes ao uso das mídias sociais e como alcançar os eleitores conectados digitalmente sem comprometer a imagem do candidato.

Elabore um plano de contingência

Haverá erros – grandes e pequenos – acontecendo ao longo da jornada da campanha. Os candidatos precisam garantir que eles tenham um plano de contingência para quando ocorrerem acidentes. Eles devem desenvolver uma árvore de comunicações, atribuir um plano de escalação e capacitar as pessoas certas para tomar decisões.

Por exemplo, se um funcionário se esquece de sair da conta de um funcionário político antes de usar o social pessoalmente e envia um tweet com uma citação ou foto imprópria inadequada, o que acontece a seguir?

figura mostra um twitter postago pelo portal G1 sobre desfile de 7 de setembro
Quem não se lembra do caso do desfile de 7 de setembro onde o portal G1(através de um funcionário) fez essa postagem trágica!

Dependendo da gravidade do erro, alguém mais envolvido na campanha deve ser notificado para tomar uma ação. Quem recebe a ligação quando ocorre um erro de digitação? Quantas pessoas precisam estar no caso quando um funcionário publica um meme equivocado na página do Facebook da campanha? Como você alcança essas pessoas quando ocorre um erro?

Talvez o mais importante seja que as campanhas precisam capacitar as pessoas certas para tomar decisões para melhor ou para pior.

Sua estratégia precisa levar em consideração essas instâncias e a equipe precisa discuti-las minuciosamente para garantir que você esteja pronto para lidar com possíveis erros e pensar com autonomia para resolver.

Pesquisas mostram que 61% das pessoas disseram que as marcas podem demonstrar transparência social admitindo erros – conselhos que os políticos devem levar a sério.

Conheça o seu público

dica para selecionar as pessoas para conhecer seu público

A audiência de um candidato político é composta por todos: eleitores jovens, de meia-idade, homens, mulheres, idosos, indivíduos informados e instruídos e ativistas.
O conteúdo que você compartilha deve atender e envolver esse amplo espectro de apoiadores, levando em consideração onde cada grupo demográfico está ativo online.

Por exemplo…
Parte a audiência com mais idade talvez esteja concetrada no Facebook. Em contrapartida os mais jovens estarão, na maioria, conectados ao instagram. Enquanto o público mais engajado ou interessado, estará no Google Search e/ou Youtube. Estratégias de identificação de nichos podem ser muito eficientes para alcançar com as publicações de artigos relevantes em Blogs.

Qualquer marketing social para campanhas políticas também deve levar em consideração o momento ideal para o engajamento nas mídias sociais
Dito isto, não se pode negar que o social é predominantemente composto por uma geração mais jovem. Essas gerações mais jovens respondem ao alcance digital, por isso faz sentido se dedicar à sua estratégia social e encontrá-las onde elas estão.

Porque a realidade é que boa parte dos eleitores de hoje nunca viveram em um mundo sem a Internet ou o iPhone. Conteúdo digital é o que os jovens eleitores usam para se educar sobre questões – não é mais TV ou mídia impressa.

Seu público-alvo é mais experiente em termos digitais do que você imagina, especialmente quando se trata de campanhas políticas e candidatos nas redes sociais; portanto, você deve exercer o tipo de habilidade estratégica, conteúdo criativo e engajamento inovador que eles esperam.

Os candidatos que vencem hoje – seja uma eleição local, estadual ou nacional – são candidatos que investem em um novo público e em novas maneiras de alcançá-los.

Organize seus objetivos

Seja uma campanha política centrada no candidato ou no problema, qualquer estratégia social eficaz precisaria estabelecer objetivos de longo e curto prazo.
Algumas metas de curto prazo para focar:

  • Desenvolver uma imagem positiva sobre o problema ou candidato
  • Criar um forte burburinho sobre o problema ou candidato e atividades relacionadas
  • Mobilizar seus seguidores para agir
  • Envolver os líderes para se tornarem ativos nas mídias sociais
  • Anúncios sociais mais personalizados, centrados na localização e segmentados por demografia

Orçamento de planejamento

Um candidato político ativo que busca causar impacto com suas principais necessidades demográficas deve estar presente e disponível em todas as principais plataformas sociais – Twitter, Facebook, Instagram – encontrando seus apoiadores onde eles estão.

piramide de planejamento financeiro

Dito isto, apesar de barato em comparação à mídia tradicional, o social digital incorre em seu próprio tipo de despesa quando você contrata uma equipe de profissionais experientes para lidar com o marketing de mídia social.

É preciso entender a estratégia de mídia social paga, como começar, o que gastar e como cada rede individual opera.

Conteúdo em vídeo

Para qualquer figura ou marca pública em redes sociais, foi estabelecido nos últimos anos que o vídeo é estatisticamente uma das formas de conteúdo mais interessantes a serem publicadas.

dica de Conteúdos em vídeos

Pesquisas mostram que 67% das pessoas afirmam que o vídeo (43% diz especificamente o vídeo ao vivo) é uma forma de conteúdo que considera mais transparente.
É verdade que o vídeo online é uma ferramenta poderosa que efetivamente cria atenção organicamente e não deve ser subestimada.

De acordo com pesquisas, 3 em cada 4 consumidores compartilham conteúdo de vídeo em redes sociais, e os profissionais de marketing social estão bem cientes da importância do vídeo.
Invista e avalie o poder que você pode alavancar com esse meio, às vezes subestimado.

Escute as redes sociais

Você pode aproveitar o poder das ferramentas de escuta social para identificar dentro das conversas sociais e questões públicas as “dores” e/ou necessidades do seu público para criar melhores plataformas de campanha.

Pesquisa competitiva

As Redes Sociais oferecem aos interessados um nível sem precedentes de acesso a informações sobre a estratégia dos concorrentes e o desempenho da campanha. Ouvir é o que o ajudará a extrair facilmente esses dados, descobrindo o que realmente interessa ao seu público-alvo e ajudando-o a reunir informações competitivas sobre como eles estão se aproximando desse público-alvo e como essas abordagens estão se saindo.

Destacar apoiadores

Seus apoiadores estão nessa jornada com você. É importante destacar todas as conquistas do seu público-alvo, desde a participação a atividades promocionais e muito mais. A mensagem de campanha de um político deve ser a do público em geral e essa mensagem deve definir sua campanha política de mídia social para as eleições.

Analise os resultados

Depois de começar a implementar uma estratégia social, verifique se sua abordagem está funcionando. Reserve um tempo para analisar os esforços de sua campanha para conquistar os eleitores com uma ferramenta online disponível, como GOOGLE ANALYTICS por exemplo.

dica analise dos resultados

A mensuração de uma boa campanha política é a participação do público. As plataformas sociais ajudaram os partidos políticos a aumentar a base de eleitores e a abrir a comunicação a um ponto em que pessoas de todos os lugares podem fazer perguntas, tornar suas opiniões visíveis e ir diretamente aos candidatos em busca de respostas.

Aproveite ao priorizar a estratégia digital, acima de todas as outras formas de campanha, e encontre seu público onde ele mora – a mídia social.

Planeje, produza e compartilhe uma impressionante campanha digital para sua candidatura.
E se precisar de ajuda, entre em contato, pois temos uma equipe pronta com uma solução apropriada para o tamanho de sua campanha. Veja agora a nossa Campanha de Marketing Político Digital para Vencedores.

Mario RosaNeto
Profissional de Marketing
Jornalista MTB36840

2 comentários em “Dicas para ser eleito em 2020, Políticos com marketing Digital se elegem!”

  1. Pingback: Regras para propaganda eleitoral na Internet em 2020

  2. Pingback: Contrate nossa Campanha de Marketing Político Digital para Vencedores - BLOG -Neto Agência de Marketing digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *